FAQ

Respostas a algumas perguntas mais comuns sobre o funcionamento do Curso LIDIA:

Q: O que significa que o trabalho é autónomo, independente e a distância?
R: Significa que o curso foi desenhado para poder ser realizado por cada um sem ter de deslocar-se, gerindo o tempo em função da sua disponibilidade, e contando apenas com as instruções e os recursos de apoio disponibilizados nesta plataforma, ou seja, sem a presença de um formador.

Q: No caso de alguma dificuldade durante o curso poderei contar com algum apoio?
R: Sim. Durante a realização do curso é possível colocar eventuais dúvidas relacionadas com a concretização das tarefas propostas. Um dos elementos da equipa responsável pela realização do Curso responderá em tempo útil às questões colocadas.

Q: Como poderei colocar as minhas dúvidas sobre o funcionamento do curso?
R: Pode colocar as suas questões ou dúvidas sobre o funcionamento do curso em espaço próprio no final desta página de FAQ.

Q: Poderei obter a certificação no caso de não conseguir concluir o curso no prazo estabelecido?
R: Não. Nesta primeira edição do curso, não é possível obter a certificação fora do prazo estabelecido (entrega do e-Portefólio até 1 de março de 2016). No entanto, nas edições seguintes, não está previsto o estabelecimento de prazos para obtenção da certificação, pelo que qualquer pessoa se pode inscrever e solicitar a certificação nos momentos que considerar mais oportunos.

Q: Como sou professor(a), poderei beneficiar de créditos para efeitos de progressão na carreira docente?
R: Não, neste momento o curso LIDIA não releva diretamente para efeitos de progressão na carreira docente. Todavia, está prevista a atribuição de um Certificado de Formação Profissional a todos os participantes que terminarem o curso com sucesso.

Q: Qual o valor do Certificado de Formação Profissional atribuído pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa?
R: O Certificado de Formação Profissional (SIGO) é o instrumento legal que nos permite afirmar de forma reconhecida, oficialmente, as competências que vamos desenvolvendo, independentemente dos contextos em que as desenvolvemos e das razões que as motivaram.

Q: Poderei utilizar ferramentas diferentes das que são sugeridas em cada uma das Tarefas do Curso?
R: Sim. Pode utilizar todos os recursos que quiser, desde que adequados aos objetivos propostos em cada Tarefa. No entanto, pode também aproveitar a oportunidade para explorar outras ferramentas e aplicações que ainda não conhece, como as que aqui são sugeridas.

Author: projetolidia

O projeto LIDIA pretende promover a integração digital de adultos, através de um conjunto de propostas de atividades com tecnologias digitais (TD) destinadas aos formadores e outros técnicos de intervenção social que trabalham precisamente com adultos.

42 conversas em “FAQ”

  1. Boa tarde caro Fernando!
    Antes de mais é com enorme satisfação que comecei a acompanhar este excelente projecto e é com esse espírito que iniciei a formação.
    Após completar algumas etapas (atividades), gostaria de obter algum feedback de forma a eventualmente poder corrigir ou aprimorar alguns aspetos.
    Abraço

    1. Caro Paulo, boa tarde.
      Ficamos muito contentes pelo entusiasmo que as tuas palavras denotam. Dadas as características deste curso só está previsto dar algum feedback aos participantes que optarem por obter a creditação formal. Se for esse o seu caso, teremos todo o prazer em fazê-lo em momento oportuno. Para tal, deverá dar indicação do link do seu portefólio em mensagem a enviar para a coordenação do curso.
      Muito obrigado. Um abraço.

  2. Bom dia!
    Tenho estado a fazer, e encontro-me a finalizar a Atividade 2.
    No entanto, surgiu-me uma dúvida.
    Na atividade 1 criei, como era solicitado, um e-portefólio. A dúvida é seguinte, criei mesmo um site em wordpress, e criei lá um separador LIDIA. É lá que devo/posso colocar todos os conteúdos de todas as atividades que vou desenvolvendo ao longo do curso?
    Muito Obrigado!

    1. Marcelo,
      Se criaste um site com outras finalidades, essa opção de um separador pode ser uma solução. No entanto, se o site que criaste for apenas para este curso, podes organizá-lo de outro modo, como vires que é melhor. Por exemplo, um separador para os produtos realizados em cada atividade, mas essa é uma decisão em que tens toda a liberdade.
      No final, gostaríamos também de ter a tua opinião sobre aspetos a melhorar no curso, uma vez que vocês estão sozinhos…
      Vamos a isso!
      Votos de bom trabalho.

    1. Sim, Sandra Canário Ribeiro. Nesta altura já todos os certificados foram enviados aos formandos que concluíram o curso com sucesso. Agora é uma questão de passar a palavra! Obrigado

  3. Boa noite, Professor, estive ontem no Seminário e gostei de ver gente tanta gente jovem a trabalhar com tanto entusiasmo sobre esta temática. Achei todas as intervenções muito interessantes.
    Mas o que me traz aqui hoje é uma dúvida:
    Tanto quanto me parece, relativamente ao desenvolvimento da atividade realizada com adultos em contexto real teremos que produzir o seguinte:
    1. Integradas na Atividade 4, existem duas opções:
    opção 1 – apresentação eletrónica sobre o processo; opção 2 – narrativa digital sobre o processo;
    2. Integrado na Atividade 5, criar um vídeo digital de cerca de 3 minutos. Será isto?
    Muito agradecida e um bom domingo.

  4. Bom dia professor
    Estou quase a terminar o portefólio, embora ainda não tenha tudo on-line. Porém surgiram-me algumas dúvidas:
    – Como é que eu coloco a planificação da atividade e o relatório final no portefólio? Copio as questões e colo ou é preferível enviar em anexo, com o link do portefólio?
    – É feita a sugestão do Knovio para a realização do vídeo. Posso utilizar outras ferramentas para fazer o vídeo?
    Agradeço a atenção dispensada.
    Sandra

    1. Cara Sandra,
      A ideia central é que todas as tarefas estejam incluídas no eportefólio. Qualquer ferramenta proposta é apenas uma sugestão, pode utilizar qualquer outra que permita concretizar a tarefa.
      Bom trabalho!

  5. Boa noite professor

    Não consigo descarregar o modelo de planificação da atividade 3. O que devo fazer?
    Já tenho concluidas as tarefas da atividade 1 e 2. O professor vai dando feedback ou só o faz no final do curso?
    Obrigada.

    1. Olá, Sandra, boa tarde. Deve ter sido quebrada a ligação para o documento. Já está reposta a ligação. Só no final do curso teremos oportunidade de proceder à avaliação, mas teremos muito gosto em responder a alguma questão concreta que coloques entretanto sobre o trabalho que estás a desenvolver.
      Esperamos que estejas a gostar da experiência!?

    1. Olá, Liliana, bom dia.
      Seja bem-vinda! Como a realização do curso depende sobretudo de uma gestão pessoal do tempo, pode começar por fazer a primeira atividade proposta e logo tentar recuperar o tempo perdido. Deve ler com atenção as instruções dadas e “meter as mãos na massa”, como costuma dizer-se. Vamos a isso! Aqui neste espaço de FAQ, esclareceremos alguma dúvida que tenha sobre as indicações dadas em cada atividade.
      Votos de bom trabalho!

    1. Adelina, boa tarde. Como já respondemos a outro colega sobre o mesmo assunto, pode enviar-nos o link para o mail que lhe foi dado quando se inscreveu no curso. Em alternativa e se quiser seguir a estratégia de outros colegas que partilharam aqui o link, pode fazê-lo. É uma boa ideia, pois permite que os formandos se sintam mais próximos e assim damos também passos importantes na construção de uma comunidade de prática em torno das questões da literacia e inclusão digitais de adultos.
      Votos de bom trabalho!
      Abraço

        1. Adelina, eis uma excelente escolha para o objetivo de criação de um e-portefólio. De facto, o Wikispaces (agora gratuito de novo) oferece a flexibilidade dos wikis, tanto em termos de edição, como em termos de capacidade multimédia. Esta última, uma característica importante quando se trata de documentar as experiências vivenciadas no terreno, através da recolha de imagens da atividade de formação que irão realizar com adultos ou de reprodução de documentos originais como os que esses adultos irão produzir durante as sessões de formação.
          Vamos a isso!

  6. Bom dia,

    Gostaria de saber onde posso partilhar o(s) link(s) para o meu e-portefólio, no âmbito da Atividade 1. Tenho de enviar para algum email em particular ou colocam-se publicamente aqui nos FAQ?

    Aproveito ainda para perguntar qual o melhor browser para visualizar o site do cursolidia, uma vez que não consigo ver corretamente muitos dos conteúdos, seja no Opera, no Chrome ou mesmo no Firefox (no qual consigo visualizar um pouco melhor do que os outros).

    Obrigado

    1. Caro Ricardo, boa tarde. Pode enviar-nos o link para o mail que lhe foi dado quando se inscreveu no curso. Em alternativa e se quiser seguir a estratégia de outros colegas, que fizeram aqui a partilha, isso seria uma boa ideia para todos se sentirem mais próximos.
      Sobre a questão técnica, vamos aguardar que o nosso especialista responda. Pessoalmente tenho usado o Safari e o Chrome e com bons resultados.
      Abraço

    1. Muito obrigado, Luís. Não tínhamos pensado nisso inicialmente, mas é de facto uma boa ideia os formandos poderem partilhar os seus portefólios. Responsabilidade acrescida, mas é um passo importante para a afirmação da Comunidade de Prática que pretendemos incentivar em torno das questões da Cidadania Digital.
      Muito obrigado uma vez mais. Pode ser que outros colegas achem bem seguir o seu exemplo.

    1. Olá Rosa,

      Podem ser utilizadas quaisquer ferramentas. As nossas sugestões são apenas pontos de partida e não recursos obrigatórios. O Padlet pode ser uma boa hipótese.
      Bom trabalho!

    2. Rosa, boa tarde. O Padlet é uma ferramenta que permite bons resultados visualmente e é uma de entre muitas opções que tem ao seu dispor. Já estive a ver o que fez e creio que o principal desafio vai ser como gerir toda a informação que irá produzir no âmbito do Curso. Se vir que outras ferramentas poderão ser articuladas com a base em Padlet, será uma solução bastante criativa, pelo menos…
      Votos de bom trabalho!

    1. Olá, Sandra, boa tarde.
      Terá de explorar dentro do WordPress, na coluna da esquerda, as opções relativas aos Menus. Em geral, primeiro criam-se as Páginas e depois organizam-se pela ordem pretendida num Menu. Que pode ficar em cima (topo), no lado da página, ou em baixo.
      Vamos a isso!

  7. Irá ter lugar no próximo dia 26 de fevereiro de 2016, um Seminário Internacional sobre Cidadania Digital, organizado no âmbito das atividades do Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos.

    Este seminário contará com especialistas espanhóis e portugueses na área da literacia e inclusão digitais de adultos, para além de testemunhos apresentados por formadores que frequentaram a primeira edição do Curso LIDIA e que, no terreno, puderam trabalhar com adultos aplicando propostas de atividades em situações reais nos seus contextos.

    Contaremos também com a presença de um responsável pela Rede TIC e Sociedade, entidade que financiou o projeto LIDIA.

    Desde já se convidam todos os interessados em participar no evento. A entrada é livre, embora sujeita a inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. Poderá inscrever-se preenchendo este formulário.

    1. Olá, bom dia. Sim, o Facebook pode ser uma opção, embora para efeitos de certificação seja necessário que os registos feitos sobre as atividades do curso não se confundam com outros que já existam nessa conta. Votos de bom trabalho!

  8. Olá a Tod@s:
    Quero desejar votos de um produtivo trabalho.
    Consegui o Registo e acesso sem problemas.
    De momento, iniciei um processo de recolha dos dados mais importantes do Curso para trabalho off-line, uma vez que não tenho acesso à net em meio prisional.
    Vou tentar acompanhar o Curso, ao meu ritmo.
    Abraços
    luisdias

  9. Prezados colaboradores, bom dia!
    Feliz em poder dar início ao curso. Contudo, ao entrar para fazer o cadastro e acessar as atividades surge a seguinte mensagem:403 Forbidden
    Como devo proceder para dar início as atividades e cumprir com as datas?
    Grata.

    1. Obrigado, Mônica. Está a existir um problema técnico com o envio automático de mail na plataforma, pelo que agradecemos que aguarde um pouco mais até o problema estar resolvido.
      Muito obrigado
      Bem-vinda ao Curso.
      Fernando

Apoio ao Curso