Neste curso de formação, terá oportunidade de:

1. Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre os conceitos de literacia e cultura digitais.
  2. Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre tecnologias digitais de comunicação e informação, nomeadamente as disponíveis na Web 2.0.
  3. Conceber atividades práticas com tecnologias Web 2.0 para realizar com adultos.
  4. Avaliar e refletir sobre a aplicação das atividades com tecnologias em contexto real.

Metodologia

Este curso desenvolve-se numa lógica totalmente a distância. Partindo dos mesmos pressupostos do projeto que lhe dá origem, o curso será desenvolvido em torno de sugestões de atividades com tecnologias que se espera que possa integrar nos contextos em que normalmente trabalha com adultos.
As atividades que neste curso lhe propomos consistem essencialmente na exploração de ferramentas e propostas de trabalho adequados à promoção da literacia digital de adultos, potenciando o desenvolvimento das competências necessárias à sua implementação.
Cada Atividade a realizar neste curso é autónoma e não existe um percurso pré-definido, embora se recomende uma cronologia de trabalho.
Caso esteja interessado(a) em obter a Certificação deverá ter particular atenção às indicações dos elementos que deverá ir produzindo em cada atividade.

Duração

O curso foi desenvolvido e estruturado para poder ser realizado no espaço médio de 6 semanas, num total previsto de 25 horas de trabalho autónomo, independente e a distância.

Avaliação

Os elementos necessários para a avaliação do seu desempenho devem ser organizados num portefólio eletrónico (e-Portefólio). Para tal, na realização de cada Atividade são devidamente especificados os diferentes produtos que deverá realizar e incluir no seu e-Portefólio.
No caso de não optar pela Certificação, o e-Portefólio servir-lhe-á como base para a auto-reflexão sobre as competências e conhecimentos adquiridos, mas também sobre as dificuldades que sentiu na implementação das propostas de atividades de promoção da literacia digital nas situações reais em que as aplicou e, com isso, perceber o que terá de fazer em termos de desenvolvimento profissional nesta área tão importante da vida em sociedade, hoje.

Certificação

A Certificação neste curso é facultativa. No entanto, se pretender obter o Certificado de Formação Profissional atribuído pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, deverá apresentar solicitar a sua avaliação enviando esse pedido para o email de suporte lida@ie.ulisboa.pt  indicando o link para consulta do e-Portefólio resultante do processo de aprendizagem vivenciado. Ser-lhe-á remetida informação específica sobre os procedimentos a seguir. Este processo implica o pagamento de 50€.

Após avaliação do e-Portefólio, e caso o resultado seja inferior a suficiente, o participante recebe indicações especificando as necessidades de melhoria e tem um período de 15 dias úteis para reapresentar o e-Portefólio.

O Certificado de Formação Profissional será atribuído a todos os participantes com sucesso no curso, o que implica a obtenção de uma classificação de Suficiente, Bom, Muito Bom ou Excelente na avaliação do e-Portefólio.

formadora lidiaFORMADOR LIDIA

A todos os participantes que realizarem o Curso com sucesso será atribuída uma badge que poderá utilizar nos seus espaços online mostrando a certificação adquirida.