Equipa

Equipa de formadores

Aqui tem uma breve informação sobre os elementos da equipa responsável pelo desenvolvimento do Curso, que estarão também disponíveis para responder às suas dúvidas sobre a concretização das tarefas sugeridas.

fernandoFernando Albuquerque Costa é doutorado em Ciências da Educação e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009. Exerce funções de professor auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2010. Integra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Lisboa. Tendo trabalhado desde o início da atividade académica na área do Currículo e da Avaliação, a partir de meados dos anos 90 dedicou-se às questões mais diretamente relacionadas com a utilização das tecnologias digitais em contexto educativo. Siga-o no Twitter |

carolinaCarolina Pereira é professora assistente convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É doutoranda em Educação, na área de especialidade em F0rmação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e participa como membro da equipa de desenvolvimento do projeto LIDIA. Tem experiência significativa na área de gestão avaliação de projetos (EQUAL, PRIME) e na área da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente como Coordenadora de CNO e Responsável pelo Departamento Multimédia do Centro Naval de Ensino a Distância. Siga-a no Twitter |

elisElisabete Cruz é doutorada pela Universidade de Lisboa, na especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular, com uma tese sobre  as TIC como formação transdisciplinar. Integra o grupo de investigação Educação Tecnologia e Sociedade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dedicando-se a questões curriculares relacionadas com  a integração e utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação. Siga-a no Twitter |

joana

Joana Viana é professora assistente convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desempenhando também funções de gestão educativa de conteúdos e gestão da formação no Núcleo de Multimédia e e-Learning do Instituto Superior Técnico. É doutoranda em Educação, na área de especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde também integra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Colabora com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais  (Pólo de Leiria), onde tem vindo a dedicar-se às questões relacionadas com a utilização de tecnologias digitais em contextos de aprendizagem formais e informais. Siga-a no Twitter |

Iolanda

Iolanda Ogando é professora contratada doutorada da Universidad de Extremadura (Espanha), desenvolvendo a sua docência na área dos Estudos Portugueses. A sua investigação centra-se nas práticas docentes das Literaturas e Culturas em língua portuguesa, com especial atenção à configuração e difusão nacional das mesmas através de estereótipos, marcos e lugares comuns e, por outro lado, às TIC na didáctica dos Ambientes Pessoais de Aprendizagem (âmbito em que já tem publicado alguns trabalhos sobre mapas conceptuais ou Twitter, e dentro do qual desenvolve as diversas atividades que aparecem no site http://www.iberistics.com). Na área da formação em Português Língua Estrangeira e TIC, foi responsável pelo projeto de inovação docente “A língua para quem a trabalhar. Experiencias didácticas para el PLE a través de vídeo, html5 y materiales multimedia” y participou na ação formativa de inovação “Luzes, Câmara, Ação!: Experiencias didácticas con vídeo para la enseñanza/aprendizaje de PLE”.Tem vindo a colaborar com o grupo “Educação, Tecnologia e Sociedade” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Siga-a no Twitter |

carlaCarla Rodriguez participa presentemente no projeto Uso da Afetividade para Apoiar a Formação de Grupos de Aprendizagem em Ambientes Colaborativos Inteligentes, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo. É investigadora convidada nos Projetos LIDIA e Escol@ Digit@l, ambos desenvolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde fez o pós-doutoramento em Desenvolvimento profissional e competência dos professores em TIC. Possui Doutoramento em Artes Visuais, na linha de pesquisa Cultura audiovisual e médias, e Mestrado em Multimeios. Tem experiência na área da promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em contextos de aprendizagem. Em sua trajetória profissional e académica vem estudando o potencial de recursos, estratégias metodológicas e ferramentas digitais que possam dar suporte à construção colaborativa de conhecimentos em rede. Investiga, principalmente, os seguintes temas: computação afetiva, CSCL, apropriação das TIC, cultura digital na escola, formação de professores para o uso das tecnologias digitais, e-learning. Siga-a no Twitter | 

CatarinaCatarina Gonçalves é doutoranda em Educação, na área de especialidade em Administração e Política Educacional, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Participou em projetos de intervenção comunitária numa variedade de contextos nacionais e internacionais. Tem colaborado, enquanto bolseira, com o grupo “Educação, Tecnologia e Sociedade” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nomeadamente no desenvolvimento do projeto LIDIA. Siga-a no Twitter|

MiguelMiguel Gomes é licenciado em Informática. Tem vindo a colaborar na área da educação e formação desenvolvendo instrumentos informáticos de apoio à gestão e implementação da formação. Tendo exercido atividade em diversas empresas, nos últimos anos tem-se especializado no desenvolvimento de aplicações e páginas web em diversas frameworks. Siga-o no Twitter |